MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Professor do CEFET-MG apresenta trabalho em workshop internacional de radioastronomia

Quarta-feira, 4 de outubro de 2017
Última modificação: Quinta-feira, 5 de outubro de 2017
01

Professor Antônio Arapiraca durante apresentação no LLAMA Science Workshop II. Créditos: Edgar Mendoza.

Entre os dias 26 e 27 de setembro de 2017, o professor da Coordenação de Àrea de Ciências do CEFET-MG, Antônio Arapiraca, participou do LLAMA Science Workshop II apresentando o trabalho Syntetic spectra to support search for deuterated benzene isotopologues using LLAMA radiotelescope.

O evento, que aconteceu no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP), reuniu pesquisadores de Brasil, França, Alemanha, Holanda, Chile, Argentina e Austrália para discutir propostas científicas para a utilização do futuro radiotelescópio Large Latin American Millimeter Array (LLAMA) que está sendo construído a 4800 metros de altitude na parte Argentina da região de Puna de Atacama no deserto do Atacama.

O projeto é uma parceria científica e tecnológica entre Brasil e Argentina cujo objetivo é a construção de uma estrutura capaz de realizar observações do Universo nos comprimentos de onda milimétrico e submilimétrico (ondas de rádio e infravermelho). O LLAMA está sendo financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e pela Secretaria de Articulação Científico-Tecnológica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva (MINCyT) da Argentina e será operado pelo Instituto Argentino de Radioastronomia (IAR-CONICET) e IAG-USP.

A ideia é que sejam construídos radiotelescópios (array) para trabalharem em conjunto, mas a princípio está sendo construída uma única antena com diâmetro de 12 metros que será equipada com 2 receptores similares aos do radiotelécópio ALMA (clique aqui e saiba mais) nas bandas de frequência de 162 a 211 GHz (Banda 5) e de 602 a 720 GHz (Bansa 9), além da mais alta tecnologia eletrônica e computacional de detecção e processamento de sinais de radiação.

llama

Design do futuro radiotelescópio LLAMA. Créditos: IAG -USP/Divulgação.

Segundo o professor Antônio Arapiraca, este projeto é realizado em colaboração com os pesquisadores Sergio Pilling (UNIVAP), José Rachid Mohallem (UFMG) e Edgar Mendoza (IAG-USP) e pretende fazer a detecção de moléculas que possuem átomos de deutério em nuvens moleculares do meio interestelar galáctico. “A nossa metodologia elabora espectros teóricos nas faixas de frequências que os radiotelescópios enxergam a partir de informações experimentais e de cálculos computacionais de alto nível de propriedades destas moléculas. Neste workshop apresentamos os espectros teóricos para as bandas 5 e 9 como proposta de medidas para o primeiro ciclo de medidas do futuro radiotelescópio que deve começar em 2018”, afirma o professor.

llama2

Imagem da cabine do radiotelescópio LLAMA. Créditos: IAG-USP/Divulgação.

Arapiraca destaca ainda a necessidade do uso de supercomputadores em suas pesquisas e enfatiza a importância da estrutura computacional oferecida a pesquisadores brasileiros pelo Sistema Nacional de Processamento de Alto Desempenho (SINAPAD) através de vários centros espalhados pelo país, os CENAPADs. Ele apontou que o CEFET-MG também disponibiliza um supercomputador aos seus pesquisadores. “Parcela significativa dos cálculos que realizamos demandam alto custo computacional e nos utilizamos máquinas do SINAPAD localizadas em Minas (CENAPAD-MG), Ceará (CENAPAD-UFC) e Rio Grande do Sul (CENAPAD/CESUP-RS). O cluster computacional disponibilizado pelo CEFET-MG e que fica no Departamento de Computação (DECOM) tem sido também uma ferramenta muito importante para acelerar as nossas pesquisas”.

Mais informações em www.llamaobservatory.org