MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo

Quinta-feira, 25 de maio de 2017
Última modificação: Quinta-feira, 25 de maio de 2017

No último sábado, 6 de Maio, a Coordenação de Ciências promoveu no auditório do Campus I do1-audita CEFET-MG uma Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo. Além de lotar o auditório com alunos e representantes da sociedade civil organizada, como Associações de Moradores, o evento contou com a presença dos vereadores Carlos Henrique (PMN), Jair di Gregorio (PP) e Wesley da Auto Escola (PHS), da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário da Câmara Municipal e o vereador Gilson Reis (PCdoB). Enviaram representantes a BHTRANS e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. Participaram como convidados da Coordenação de Ciências Annie Oviedo, representante do Movimento Tarifa Zero, e o professor Roberto Andres, da Escola de Arquitetura da UFMG.

A audiência foi inspirada nas discussões em sala de aula sobre a Termodinâmica, tendo como objeto o motor a combustão, sua baixa eficiência e o custo do transporte individual muito maior quando comparado ao transporte coletivo. Problemas ambientais somam-se a esse desperdício de energia, já que o transporte individual, considerando o número de veículos particulares nas ruas, torna-se mais poluente que as formas de transporte coletivo. Após as falas iniciais dos convidados componente da mesa, alunos, professores e sociedade civil puderam questionar os presentes sobre o tema em debate.

Impressionou os vereadores e toda a mesa o preparo dos alunos do CEFET-MG, majoritariamente do 2º ano do Ensino Técnico Integrado. Nossos alunos elencaram vários exemplos de problemas comuns no transporte coletivo, vividos por eles mesmos. Citaram inúmeros exemplos individuais. Os problemas recorrentes levantados foram superlotação, custo alto com alunos gastando até R$ 20 por dia com ônibus, falta de integração entre os sistemas de transporte da região metropolitana, o inexplicável atraso na implementação do metrô do Barreiro, demora e escassez de ônibus e assédio às mulheres nos coletivos, em particular às alunas do CEFET. Alunas relataram descer dos ônibus chorando, tamanho o constrangimento e revolta que as situações de assédio nos coletivos lotados provocam.

Os vereadores se comprometeram, e a audiência foi gravada, a tomar as providências que lhes couberem quanto aos problemas levantados. A opção política por privilegiar o transporte individual em detrimento do coletivo foi duramente questionada. Foi deixada uma proposta, acolhida por todos os participantes, da realização de outra Audiência daqui a um ano para verificar quais providências efetivas foram tomadas em face dos problemas listados.

A Audiência também repercutiu na imprensa. O jornal O Tempo publicou reportagem a respeito.

http://www.otempo.com.br/cidades/audi%C3%AAncia-vira-ato-contra-carro-e-a-favor-do-%C3%B4nibus-1.1470209

 

Vídeos da audiência, Canal das Ciências no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=GA0GNbD2wQY

Tags: , , , ,