MAPA DO SITE ACESSIBILIDADE ALTO CONTRASTE
CEFET-MG

Técnicas Óptica e Fotônica aplicadas à Biologia e Biodiagnósticos (sábado letivo)

Segunda-feira, 18 de junho de 2018
Última modificação: Segunda-feira, 18 de junho de 2018

No sábado letivo do dia 23/06, a Coordenação de Ciências convida todos os alunos para a palestra “Técnicas Óptica e Fotônica aplicadas à Biologia e Biodiagnósticos” com o prof. Dr. Oscar Nassif de Mesquita, uma referência internacional na área de Biofísica.

Sobre o palestrante

Oscar é prof. titular do Departamento de Física da UFMG. Possui graduação e Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1975), mestrado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979) e doutorado em Física – City University of New York (1984). Tem experiência nas áreas de Física da Matéria Condensada e Biofísica, com ênfase em Propriedades Ópticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada e Propriedades Mecânicas de Biomoléculas Únicas e Células Vivas, utilizando as técnicas experimentais de videomicroscopia, microscopia de desfocalização, pinças ópticas e espalhamento quase-elástico de luz.

Resumo da palestra

Objetos transparentes podem ser visualizados em um microscópio óptico operando em campo-claro se o microscópio é ligeiramente desfocalizado. Coletando duas imagens desfocalizadas e entendendo este fenômeno fundamental da formação de imagens por um sistema óptico é possível um modelamento matemático do problema de desfocalização, que permite reconstruir em 3D a forma do objeto transparente, reconstruindo todas as superfícies, o que é denominado 3D-TOTAL. Assim podem-se reconstruir em 3D vários tipos de células e estudar a biomecânica destas células. Na figura abaixo mostramos um exemplo feito com hemácias obtido por Paula Magda Roma e colaboradores.

aaa

Usando nanotecnologia e esquema de ligação antígeno-anticorpo foi desenvolvida uma plataforma portátil de biodiagnóstico (Neovision One), que dá o resultado em minutos se houve ou não ligação sem necessidade de mão-de-obra especializada e de sofisticada infra-estrutura laboratorial como no caso de exames imunológicos tipo ELISA.

Na palestra será discutida a Física envolvida nestas tecnologias e algumas aplicações.